
-
Arquitetos: Peter Grundmann Architekten
- Área: 3200 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Yizhi Wang
-
Fabricantes: AGC Glass, DW Systembau, MAUER, Refunc, SLAB, Thomas Gruppe

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ZKU, Centro de Arte e Urbanística, foi fundado em 2012 a partir da conversão de uma antiga estação de carga em Moabit, Berlim. Seu programa extremamente diverso abrange não apenas arte, pesquisa urbana e diversos eventos musicais, mas também estratégias urbanas, palestras, cinema, mercados de bairro e muito mais. Logo, o espaço disponível mostrou-se insuficiente para a crescente variedade de atividades.

Em 2016, decidiu-se pela expansão. Como o ZKU é cercado por um parque em todas as direções, a ampliação precisava ser concebida de modo a não ocupar nenhuma área livre. A solução foi adicionar um novo pavimento sobre o antigo armazém não aquecido.

O telhado foi removido, mas todas as paredes e os tetos do hall em nível de subsolo foram preservados. A nova estrutura envolve as paredes de tijolo existentes, que permanecem aparentes e sem isolamento, mantendo o caráter industrial do edifício.


O subsolo e o térreo abrigam grandes espaços de eventos. Na face sul, a fachada de vidro foi posicionada a 1,80 metro da parede de tijolos, criando um espaço semelhante a uma galeria. No lado norte, a fachada de vidro recua seis metros, possibilitando a criação de um cômodo adicional. Duas escadas externas conduzem ao pavimento superior, circundado por passarelas de galeria. Essas passarelas permitem o acesso tanto pelo interior quanto pelo exterior. A cobertura, por sua vez, pode ser usada como um amplo terraço com vista panorâmica.

Os elementos antigos e novos — a plataforma com sua cobertura, as escadas, a fachada de vidro, a estrutura, as passarelas, a parede de tijolos e os ambientes internos — dispõem-se de forma aberta, uns atrás dos outros, conformando um espaço integrado. Esse jogo dinâmico de elementos arquitetônicos é enriquecido pela presença de inúmeros artistas, agentes culturais e grupos comunitários que contribuem para a vitalidade do centro, consolidando o ZKU como um polo vibrante de arte e interação urbana.





















